Blog

Aqui você encontra os melhores conteúdos sobre engenharia para você crescer profissionalmente e decolar os seus projetos.

USUCAPIÃO: ENTENDA COMO FUNCIONA

Usucapião. Você sabe o que significa e quem tem direito?

 

 

            A usucapião é a forma de aquisição sobre um bem móvel ou imóvel quando usado por um determinado tempo. Desde que a posse seja feita de forma pacífica, prolongada e contínua por prazos especificados na legislação civil. O processo de usucapião consiste em dois tipos, judicial e extrajudicial (administrativo).

Usucapião Judicial 

Nesse processo, o pedido deve ser realizado de forma judicial, a partir do momento em que todos os requisitos da modalidade sejam cumpridos, para isso toda a documentação comprobatória deve estar disponível. Para realizar a perícia técnica para emissão do laudo, planta e memorial um profissional habilitado deve ser contratado pela pessoa que entrou com o pedido de usucapião ou pode ser nomeado um perito judicial.

Usucapião Extrajudicial ou Administrativo

O pedido de usucapião é feito, por um advogado, diretamente no cartório de registros de imóveis. Ao realizar o pedido deve ser apresentada toda documentação comprobatória incluindo o memorial descritivo e a planta assinada por um profissional habilitado contratado pela pessoa que solicitou o processo de usucapião.

O processo extrajudicial de usucapião traz mais vantagens principalmente no quesito tempo e gastos, após obtenção da documentação necessária é preciso pagar apenas uma taxa ao cartório para realizar o pedido.

O que você precisa saber antes de iniciar seu pedido?

Para que o direito de usucapião seja reconhecido é necessário atender as pré- requisitos determinados na lei, especificada no Código Civil e na Constituição Brasileira.

  1. A solicitação da usucapião só poderá ser realizada, se realmente o interessado estiver no imóvel com intenção de posse, explorando o bem, sem subordinação a quem quer que seja, com exclusividade e como se fosse proprietário;
  2. A posse não poderá ser clandestina, precária ou mediante violência;
  3. Posse de forma mansa, pacifica e continua.
  4. Áreas públicas não poderão ser objeto de usucapião.
Afinal, qual o papel da engenharia no processo de Usucapião?

No processo de usucapião, os engenheiros atuam nas elaborações de plantas (locação e situação), que acompanham de memorial descritivo do levantamento realizado no terreno/edificação,  e contém importantes informações para comprovar a localização do bem. A planta locacional, tem por objetivo posicionar a edificação no terreno e apresentando todas as medidas. A planta situacional, por sua vez, mostra o terreno dentro do meio urbano que está inserido, posicionando dentro do bairro, distrito e na cidade. Tais medidas obtidas pelos profissionais de engenharia são de extrema importância, pois serão comparadas com a escritura do terreno original pelos responsáveis jurídicos.

Por que Usucapião é importante?

            A usucapião é de suma importância, pois permite que a justiça garanta o direito à propriedade para aqueles que possuem os requisitos legais, assegurando a função social da propriedade. No entanto, sem a usucapião, seria impossível decidir por lei as causas de posse e direito sobre o bem.

Deseja fazer plantas e registros para solicitação da usucapião? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco.

Para ficar atualizado sobre os temas da construção civil, siga nosso Instagram https://instagram.com/metrusjr.

Comente:

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO

Está precisando de algum dos nossos serviços? Tem alguma dúvida? Agende uma reunião gratuita agora mesmo e solicite o seu orçamento!
Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos usuários, ao acessar este website você concorda com nossas políticas de privacidade.