Blog

Aqui você encontra os melhores conteúdos sobre engenharia para você crescer profissionalmente e decolar os seus projetos.

COMO EVITAR INFILTRAÇÃO NA SUA CASA?

Você provavelmente já viu em algum imóvel manchas ou trincas na parede, ou até mesmo um estufado na pintura. Essas são manifestações típicas da infiltração, que além de causar patologias visíveis a olho nu, também pode causar corrosão nas barras de ferro, que compõem a estrutura das construções. Ao ver esses sinais de infiltração, deve ter se perguntado como evitar que aconteça na sua casa, e para isso, preparamos dicas incríveis do que fazer para não ter dores de cabeça por causa da infiltração.

O QUE É A INFILTRAÇÃO?

A infiltração é o evento em que a água atravessa a superfície, da parede, teto ou piso penetrando nos ambientes e estruturas nas quais não deveriam existir a presença de água ou umidade. Existem dois tipos de infiltração, as ascendentes que se originam dos solos e pisos, e as provenientes das chuvas ou canalizações, o tipo de infiltração deve ser levado em conta para evitar ou até mesmo tratar a infiltração.

O QUE CAUSA?

Existem diversos fatores que influenciam no surgimento de infiltrações. A má impermeabilização da laje é um grande fator, o qual faz com que a água da chuva entre pelo teto e cause estragos. Fissuras e rachaduras internas e externas, é outro principal agente da infiltração, pois fazem com que a chuva entre na parede e chegue aos cômodos. Ademais, vazamentos em outros locais da casa ou do lote do vizinho, faz com que a água vaze e infiltre nas paredes da sua residência. No entanto, um dos principais causadores de infiltrações nas edificações é a impermeabilização incorreta na execução dos projetos.

AFINAL, COMO EVITAR A INFILTRAÇÃO?

  1. Paredes

Para evitar infiltrações nas paredes é necessário a utilização de aditivos impermeabilizantes nas argamassas de reboco. Assim como aplicar pedras entre os revestimentos, isso porque elas bloqueiam a entrada da água nas paredes.

  1. Lajes

Para impermeabilizar as lajes, geralmente é utilizado uma manta asfáltica ou lonas pretas fabricadas com matéria-prima plástica de baixa densidade e materiais recicláveis.

  1. Pisos

Para evitar infiltrações no piso é necessário fazer uma fundação e contrapiso adequado, além de aplicar mantas ou barreiras de material plástico sob o piso, para garantir ainda mais o isolamento.

O Instituto Brasileiro de Impermeabilização aponta que ao fazer um planejamento da obra levando em conta a impermeabilização, o custo ao utilizar técnicas e produtos adequados não representam mais que 3% do valor total da obra. Mas em casos onde o processo de impermeabilização não ocorreu de forma adequada e por isso a construção apresentou patologias, o custo para reparar o problema pode representar de 10 a 15% do custo total da obra, podendo chegar a 50% nos casos em que a estrutura for gravemente corroída. Portanto o IBI atesta a importância da impermeabilização, que muitas vezes é negligenciada, e da contratação de profissionais habilitados para a execução do projeto.

Está passando perrengue com infiltrações na sua casa? Entre em contato conosco e iremos de ajudar a resolver esse problema!

Comente:

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO

Está precisando de algum dos nossos serviços? Tem alguma dúvida? Agende uma reunião gratuita agora mesmo e solicite o seu orçamento!
Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos usuários, ao acessar este website você concorda com nossas políticas de privacidade.